Beit El Shamah ®. Todos os Direitos Reservados.

+55 (21) 2490-2427 

Música durante as três semanas de luto entre 17 de Tamuz e 9 de Av

A tradição nestes dias de luto proíbe que se toque e reproduza música, pois a ideia é que situações que possam trazer alegria e entretenimento sejam evitados a fim de que o sentido ligado a estas semanas estejam presentes e haja meditação na importância de tudo o que gerou o sentido destas 3 semanas. isto inclui tanto a música quanto a dança.

Deve-se evitar tanto a execução de música através de instrumentos quanto a reprodução de música gravada. A proibição alcança até mesmo crianças em fase de alfabetização com idade entre 6 a 7 anos. existe a leniência de música apenas vocalizada, certamente por causa das rezas e até mesmo ouvir gravações deste tipo também é permitido como uma leniência. Isso até a data de Rosh Hodesh Av, pois então se iniciam os dias temíveis entre Rosh Hashanah e Yom Kippur.

O costume sefaradita permite casamentos até Rosh Hodesh Av, permite ainda ouvir música e dançar.

Se uma pessoa ensina música deve interromper as aulas a menos que estas sejam pára seu sustento, isto até a semana de Tsha B'Av. Se o estudo da música não trouxer o sentimento de diversão então pode ser mantido até 8 de Av. Isso também é valido para pessoas que aprenderam música com o propósito de sustentar-se.

Uma pessoa que estiver acamada, doente, pode ouvir música se isto lhe trouxer consolo. Isto também vale para quem estiver fazendo terapia. Música relaxante do tipo que é tocada em brinquedos pendurados em berços também pode ser usado, pois a ideia é de trazer conforto e não alegria.

Estas medidas são importantes uma vez que o passar do tempo, nos faz esquecer o que nos ocorre e situações de grande importância acabam por cair no esquecimento. Os fatos ocorridos em 9 de Av, são extremamente significativos e temos que dar total atenção aos mesmos para que os ensinamentos contidos não sejam esquecidos.