top of page

O Segredo do MÊS DE ELUL!

Os sábios ensinam que tem uma frase no livro "Cânticos dos Cânticos" que reflete de forma muito precisa estes quarenta dias de arrependimento, os 30 do mês de Elul até Rosh Hashaná e os 10 de Rosh Hashaná até Yom Kipur.


Rosh Hashana, também chamado de Yom Teruá e Yom Hadin (dia do julgamento), é o momento onde todas as almas passarão por um julgamento que determina o que ocorrerá no ano seguinte. Em razão disto, a instrução dos sábios é que as pessoas aproveitem este mês de Elul para buscar arrependimento e teshuvá a fim de ter um bom julgamento em Rosh Hashaná e acima de tudo se aproximar do Eterno. Com uma grande dose de benevolência, o Eterno acrescenta mas 10 dias após Rosh Hashaná até um grande dia de arrependimento, Yom Kipur, como mais uma chance para a Teshuvá.


O mais interessante é que nestes 40 dias de arrependimento a benevolência do Eterno age de duas formas, primeiro nos dando a oportunidade de fazer teshuvá e segundo com a disposição para conceder indultos. Em outras palavras, o Eterno está propício para perdoar e nos chama a fazermos uma reflexão profunda a fim de nos arrependermos dos nossos erros.


Neste contexto os sábios ensinam que uma frase contida no livro Cânticos dos Cânticos revela isto: Ani Ledodi (eu do meu amado) Ledodi Li (e o meu amado é meu). O interessante é que esta frase traz uma mensagem de amor e de proximidade do ETERNO e está ligada diretamente aos 40 dias de arrependimento entre Rosh Chodesh do mês de Elul (começo do mês) até Yom Kipur. Os sábios explicam que a primeira letra de cada uma das palavras formam a palavra Elul (Alef, lamed, vav e lamed). E mais do que isto, a última letra de cada palavra desta frase é o YUD, que tem o valor numérico de 10 e somando chegamos a 40, que aponta para os 40 dias de arrependimento até Yom Kipur.


Então, neste mês de Elul temos uma grande oportunidade de fazer Teshuvá e ter um novo ano maravilhoso. E além disto mais 10 dias parao grande dia de arrependimento, Yom Kipur. Pense nisto!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page